domingo, 25 de outubro de 2015

Qual a origem do nome "Bíblia"?

A origem da palavra Bíblia
Tudo começa com o rolo de papiro, a forma mais antiga de livro que temos na história ( Papiro [pelo latim papyrus do grego antigo πάπυρος] por extensão é também o meio físico usado para a escrita [precursor do papel] durante a Antiguidade, sobretudo no Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).

Originado de uma planta, o papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.


Biblos era o nome de uma cidade da Fenícia que possuía um porto (atualmente a cidade chama-se Jubail, que fica no Líbano). Essa cidade era famosa pela exportação de papiro, devido à grande quantidade da planta existente em seu território. 

Por isso, os gregos chamavam o papiro de Biblos, nome original de onde eles vinham. O plural de Biblos para os gregos era "Ta biblia", que significava exatamente, "Os livros" e que acabou entrando para o latim eclesiástico para designar o conjunto de livros sagrados que compõem a Bíblia. Afinal a Bíblia nada mais é do que a junção de vários livros em apenas um.


Bíblia sagrada = Livros sagrados

Fonte: link , link1

Nenhum comentário:

Postar um comentário